quinta-feira, 30 de junho de 2011

SEMINÁRIO, AGORA, ABRE DEBATE SOBRE ALTERNATIVAS DA REFORMA POLÍTICA

Depois de assistirem os dois vídeos (Luiz Henrique da Silveira e Esperidião Amin), com depoimentos sobre as alternativas propostas para a reforma política, os participantes abrem o debate sobre o tema.
O presidente, Ari Alano, faz alguns comentários e questiona o jornalista Marcelo Fernandes (foto) a respeito do financiamento público de campanha e pede que faça algumas considerações sobre o tema.
Marcelo discorre sobre a matéria. Entende que são complexas as tesas contra e a favor. Dá sua opinião sobre os dois sistemas (financiamento público e privado), os dois oferecem vantagens e desvantagens, mas inclina-se pelo financiamento público. No entanto, acha que a troca, pura e simples, não atingirá seus objetivos de melhorar o sistema e deixá-lo mais justo. Antes de mudá-lo, acredita que outras modificações precisam ser feitas. Um dos destaques que faz, como premissa para chegar-se ao financiamento público, é um aperto maior sobre a fidelidade partidária, deixando os partidos mais fortes e os candidatos com menor "apetite" em ganhar simplesmente eleições.
O jornalista valoriza as lutas de agora, acha que já foi feto muito, mesmo reconhecendo que na linha da história, muito pouco se avançou. No entanto, ressalta ele, fomos e ainda somos os protagonistas de nossa história e precisamos continuar lutando para que nossos bisnetos vejam e vivam num País melhor e mais justo. Ainda destacou a importância de eventos como este - que provoca a maior politização e informa os formadores de opinião, possibilitando que estes se transformem em agentes diretos da mudança e das transformações que precisamos fazer. Isso começa com os debates, os questionamentos e a participação efetiva de todos nas eleições periódicas que o País conquistou. As mudanças começam com melhores parlamentares eleitos e o permanente acompanhamento de seus mandatos.
Ao final das considerações do jornalista, houve o intervalo para o almoço oferecido a todos pela Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário